top of page
Se você ainda não conhece muito bem o que é paper clay, pode estar se fazendo algumas perguntas.
Vou responder 5 das mais frequentes e tenho certeza que vou te deixar muito surpreso!
Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4
Âncora 5
As principais dúvidas sobre paperclay:
1. O paperclay destina-se apenas a peças delicadas?
2. Qual a porcentagem de papel na argila?
3. Posso colar 2 pedaços já completamente secos?
4. Qual a temperatura de queima?
5. Posso usar paperclay para qualquer tipo de peça?
1. O paperclay destina-se apenas a peças delicadas?
Não. Pelo contrário. É possível explorar esculturas e projetos de grandes dimensões, espessuras variadas, diferentes espessuras na mesma peça e inclusive misturar argilas diferentes. A secagem da massa cerâmica fica mais uniforme com a adição de celulose, a peça fica bem mais resistente depois de seca facilitando a colocação no forno e depois de queimada ainda fica mais leve!
2. Qual a porcentagem de papel na argila?
Essa resposta varia de acordo com o projeto a ser realizado. Normalmente utilizo no máximo 5% para peças bem delicadas. Essa porcentagem é suficiente para aumentar bastante a plasticidade e reduzir as trincas. Se for um projeto grande ou com efeitos de textura específicos este número pode chegar a 30%.
3. Posso colar 2 pedaços já completamente secos?
SIM! Incrível mas já testei varias vezes e dá certo! A massa de paper clay aceita emendas e junções em qualquer estágio de secagem. Inclusive se as partes a serem coladas já estiverem completamente secas!!!!
4. Qual a temperatura de queima?
De forma geral o aumento de temperatura aumenta a resistência da peça de cerâmica. Se estiver trabalhando com com peças bem finas e delicadas aconselho queimar em alta temperatura (acima de 1200graus). Aqui no atelier as queimas são a gás a 1260ºC. Coloco as peças de paperclay junto com as outras massas que já foram biscoitadas. Mas não há uma regra. Faça suas experiências e tenho certeza que se sairá bem.
5. Posso usar paperclay para qualquer tipo de peça?
Para uso alimentar (utilitários) aconselho que a porcentagem de papel não ultrapasse 3%. O papel desaparece na queima deixando a peça mais porosa. Mas não se esqueça de levar em conta também o ponto de sinterização de suas argilas (argilas bem sinterizadas são queimadas em temperaturas próximas do limite indicado pelo fabricante).
bottom of page